Como cultivar Hortênsias
Você sabia que pode adquirir uma hortênsia rosa e nem sempre ela continuará dessa cor? Quer saber o porquê? Continue aqui que já vamos te falar!
A hortênsia é uma planta de rápido e fácil cultivo e se adapta a diferentes tipos de solos. Devido aos seus cachos exuberantes, ela ganha destaque onde quer que esteja plantada. Sua maior exigência é a água em abundância e temperatura adequada.
A espécie pode ser vista em varandas, pergolados e vasos, sendo ótimas opções para garantir a beleza e alegria ao ambiente.
O solo deve ser bem irrigado, com boa drenagem e muito rico em matéria orgânica.
As hortênsias não se desenvolvem muito bem em climas quentes e secos, porém algumas variedades podem ser vistas pelo mundo com melhoramento genético, o que torna a planta mais resistente ao clima citado.
Para melhor desenvolvimento das hortênsias o ideal é adquirir mudas prontas em viveiros. Geralmente elas vêm preparadas para o plantio, garantindo um desenvolvimento mais sadio.
Para as podas verifique a variedade que você adquiriu e nunca as faça quando as mudas ainda forem novas, as hortênsias devem ser podadas quando adultas e muito grandes.
Quanto às cores de suas delicadas flores, as hortênsias trazem consigo uma curiosidade que deixa muitos de seus admiradores intrigados. Adquirir uma planta com flores rosa, não quer dizer que ela sempre florescerá nesse tom, isso porque o nível de acidez e concentração de alumínio no solo interferem significativamente nas suas cores. O Brasil tem o solo naturalmente acidificado, o que torna a possibilidade delas se manterem azuis muito maior! Portanto antes de achar que você foi enganado, analise o seu solo. Para formação de flores rosa, a dica é fazer uma aplicação de calcário para deixar o solo neutro.
Gosta de hortênsias? Aqui na Landplants temos mudas lindas esperando você!
Escrito por Aline Pacagnelli