Tipos de Trepadeiras
As plantas trepadeiras estão presentes na maioria dos jardins, seja em muros, paredes ou pergolados. Quer conhecer um pouco mais sobre alguns tipos de trepadeiras? Vem com a gente!
As trepadeiras são plantas arbustivas que precisam subir para alcançarem luz solar. Geralmente se agarram a outras plantas ou estruturas para terem apoio.
Tipos de trepadeiras
Trepadeiras sarmentosas: possuem estruturas próprias como raízes, espinhos ou gavinhas o que ajuda na fixação da planta.
Exemplos de trepadeiras sarmentosas: cipó de são joão, unha de gato, hera.
Trepadeiras Cipó: seu caule costuma ser longo e rígido, necessitando ser amarrado para subir nas estruturas. Após o crescimento ficam arqueados devido ao peso das flores e folhas. Por atingirem grandes alturas requerem suportes de sustentação.
Exemplos de trepadeiras cipó: flor de cera, jasmim dos poetas, sete léguas.
Trepadeiras de arbustos escandentes: são plantas de caule lenhoso que possuem ramificações em toda sua base. Também pode ser direcionado com amarrações e podas.
Exemplos de arbustos escandentes: rosa trepadeira, alamanda, jasmim da índia.
Trepadeiras volúveis: são plantas que se enrolam nos obstáculos quando seus ramos os tocam. Sua fixação se adapta melhor a fios de arames. Quando atingem a altura dos fios, seus ramos ficam pendentes.
Exemplos de trepadeiras volúveis: dipladênia, tumbergia azul, sapatinho de judia.
Cada trepadeira possui sua particularidade quanto ao cultivo. É sempre importante a orientação de um especialista para o plantio e cuidados com a planta. Aqui na LandPlants você tem todo suporte para que sua trepadeira cresça bonita e saudável. Venha nos visitar!
Escrito por Aline Pacagnelli